
O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado na mesma data em que a Lei Federal nº 9696/98, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação e Física, entrou em vigor.
Por ser um mercado bastante amplo, o profissional pode receber diversas denominações, sendo elas: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Monitor de Atividades Corporais, Motricista e Cinesiólogo. Dessa forma, o exercício da atividade não se limita a escolas e academias.
Além disso, o curso de Educação Física, é oferecido em dois formatos: a licenciatura, com atuação limitada ao Ensino Básico, e o bacharelado, com atuação em todas as áreas que não pertencem à área de educação.
No entanto, independente da área de atuação optada pelo profissional, há sempre uma relação direta deste com a promoção da saúde e a melhora da qualidade de vida populacional.
É importante informar também que, com exceção daqueles que trabalham com atividades sem finalidade de condicionamento físico (artes marciais, dança e yoga), todos os profissionais de Educação Física devem ser devidamente registrados no Conselho.
Curiosidade: o símbolo do curso de Educação Física é o Discóbolo, do escultor grego Míron. Trata-se da estátua de um atleta jogando disco nos jogos da Grécia Antiga, que representa o corpo humano em ação e a força (imagem do texto).