07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde

07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

Dia 07 de Abril de cada ano é comemorado o Dia Mundial da Saúde e, para 2017, a OMS iniciou uma campanha a respeito da Depressão.

A iniciativa tem por objetivo lembrar os cidadãos que existe prevenção e tratamento para o transtorno a fim de alertar e evitar as consequências mais graves que essa doença pode causar, como o suicídio.

Você sabia???

Considerada o mal do século, a depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas do mundo inteiro e menos da metade desse número recebe tratamento adequado. Além disso, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por depressão por ano.

Infelizmente o transtorno ainda é muito julgado e ignorado, sendo visto, muitas vezes, como uma forma de dramatizar situações e se lamentar. Todo esse estereótipo criado pela sociedade contribui para que o paciente encontre dificuldade em expressar os sentimentos e buscar ajuda, levando a consequências graves, como o suicídio já citado anteriormente.

Causada por um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e sociais, a depressão é mais frequente em pessoas que passaram por algum trauma psicológico, desemprego, luto, ou outros motivos. Todavia, é uma doença que pode atingir qualquer pessoa em qualquer etapa da vida, ainda que os principais afetados estejam na faixa de 15 a 29 anos de idade.

Costuma-se indicar um tratamento psicológico antes da prescrição de medicamentos, para que seja feita uma avaliação do grau do transtorno e a descoberta do evento que contribuiu para o surgimento e desenvolvimento do estado depressivo.

Além disso, hoje em dia, há também algumas campanhas que promovem o diálogo com o depressivo, a fim de tentar reduzir a intensidade de alguns sintomas, levando em conta que as sensações de desesperança, desespero e solidão são algumas das principais características da depressão.

Deixe uma resposta