08 de Abril: Dia Mundial do Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Iniciativa da Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial do Combate ao Câncer tem como objetivo lembrar e alertar as nações, líderes governamentais e públicos em geral sobre o aumento de casos de câncer e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Segundo a estimativa publicada pelo INCA para os anos de 2016/2017, o número de novos casos de câncer pode chegar a 596.000, sendo 295.200 entre homens e 300.800 entre mulheres.

Estudos apontam também uma forte relação entre o excesso de peso e os cânceres de cólon e reto, mama (na pós-menopausa), ovário, próstata, esôfago, pâncreas, rim, corpo do útero, vesícula biliar, e fígado. Sendo os quatro primeiros os mais incidentes no Brasil.

Ainda segundo a pesquisa, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, sendo os cânceres de pulmão, laringe e esôfago os mais comuns.

Por essas razões, esse é um período de reforçar a necessidade da busca por uma vida saudável, com alimentação balanceada, exames periódicos e sem vícios, como o tabagismo, por exemplo.

Os exames periódicos devem ser realizados conforme solicitação e exigência médica, pois são essenciais para um diagnóstico precoce do desenvolvimento de câncer, contribuindo assim para a maior eficácia do tratamento e diminuição da taxa de mortes causadas pela doença. E segundo a pesquisa do INCA, 60% dos casos são diagnosticados já em estágio avançado.

Por isso, busque sempre uma alimentação saudável e qualidade de vida, mantendo-se atento aos sinais indicados pelo próprio corpo.

Em caso de sintomas inabituais procure um médico ou especialista.

Deixe uma resposta