Betaglucana: um forte aliado no controle de colesterol e glicemia

Aveia

Aveia

Considerada como o principal componente ativo responsável pela diminuição do colesterol, a betaglucana é uma fibra solúvel cuja Alegação de Propriedade Funcional foi aprovada por agências de normalização de alimentos do mundo todo, tais como ANVISA, EFSA (European Food Safety Authority) e FDA (Food and Drug Administration).

De acordo com a EFSA, 3g de betaglucana ao dia, associada a uma dieta equilibrada, contribui com a manutenção de concentrações de LDL (colesterol) e auxilia na redução do colesterol total sérico, principalmente em indivíduos com maior risco para desenvolvimento de hipercolesterolemia (alta taxa de colesterol). Além disso, ajuda a diminuir a resposta glicêmica pós-prandial (ou seja, após a refeição) e ainda prolonga a sensação de saciedade, levando à redução de consumo energético que, ao longo do tempo, pode ajudar no gerenciamento de peso.

Uma meta análise publicada por Whitehead et al, em 2014, no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou uma forte evidência entre o consumo de aveia contendo, no mínimo, 3g de betaglucana por dia e a diminuição dos níveis de colesterol sérico em homens e mulheres, adultos magros, com sobrepeso e obesos, com e sem diabetes tipo 2, por meio de 28 ensaios clínicos randomizados.

De acordo com a EFSA, para diminuir a resposta glicêmica pós-prandial, deve-se consumir 4g de betaglucana a cada 30g de carboidrato ingerido por refeição.

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2014/2015), o aumento na ingestão de fibras solúveis, principalmente proveniente da aveia e legumes, é um dos fatores que podem contribuir com a melhora do perfil lipídico do portador de Diabetes Mellitus.

A betaglucana pode ser ingerida através de Aveia em Flocos ou Farelo de Aveia, o primeiro exige o consumo de dez colheres de sopa para a ingestão de 3g de betaglucana. O segundo exige o consumo de quatro colheres.

Já existe no mercado, entretanto, um suplemento nutricional rico em betaglucana proveniente do Farelo de Aveia, cuja concentração do nutriente é de 22% e a recomendação para consumo é de uma colher e meia (sopa) ao dia. Clique aqui para saber mais sobre esse suplemento. Clique aqui para saber mais sobre esse produto.

Deixe uma resposta