14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

Blood Transfusion

Dia Mundial do Doador de Sangue

No dia 14 de Junho de cada ano é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, campanha que tem como objetivo reforçar a necessidade de doação para que os hospitais sejam devidamente abastecidos.

Há alguns anos foi lançada a campanha “Junho Vermelho” para atrair mais doadores, principalmente à essa época do ano, na qual o número de doações cai quase 30%, devido ao frio, chuva e incidência de gripes e resfriados no período.

De acordo com uma matéria publicada pela Fundação Pró Sangue, em Maio deste ano houve uma queda gradativa de doação, deixando o estoque de reservas 60% abaixo do desejado. Os tipos sanguíneos O+, O-, B- e A+ estão em estado crítico, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. O tipo A- está em estado de Alerta.

A Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo e para evitar que não falte sangue a quem precisa, a Fundação faz um forte apelo de convocação para doação de sangue.

Mas é necessário sempre ressaltar que, mais importante que doar sangue, é ser honesto nas entrevistas que precedem o ato. É preciso ter consciência de que, caso pertença aos grupos de impeditivos temporário ou definitivo, tanto o doador quanto o receptor podem sofrer graves consequências.

Para ajudar a salvar vidas, acesse o link abaixo e veja quais são os requisitos básicos e quais são os impeditivos:

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao

Doe Sangue. Doe Vida.

Deixe uma resposta