21 de Junho – Dia Nacional do Controle da Asma

21 de Junho - Dia Mundial do Controle da Asma

21 de Junho – Dia Mundial do Controle da Asma

Celebrado a cada 21 de Junho, o Dia Nacional do Controle da Asma coincide com início do inverno, período em que há piora nos sintomas da doença, e tem como objetivo alertar quanto aos sintomas e controle da doença.

A asma é uma doença crônica causada pela inflamação das vias aéreas, que não tem cura, mas pode ser controlada.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 20 milhões de asmáticos e que a asma fica entre a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo SUS.

Com causa ainda desconhecida, acredita-se que seja resultado de um conjunto de fatores genéticos (histórico familiar) e ambientais, tendo algumas situações conhecidas como “gatilhos”, que podem ocasionar a piora dos sintomas ou da inflamação. Os gatilhos podem ser a exposição à ácaros, fungos e polens; pelos de animais de estimação; exposição a fezes de barata; infecções virais, como gripe e resfriado; fumaça de cigarro; poluição ambiental e exposição ao ar frio.

Os principais sintomas da doença são: falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto no peito ou peito pesado; chiado e tosse.

Como dito anteriormente, a asma não tem cura mas pode ser controlada, quando tratada corretamente. Há dois principais tipos de medicamento utilizados no tratamento da asma:

1) medicação controladora ou de manutenção, utilizada para prevenir o aparecimento de sintomas e evitar novas crises;

2) medicação de alívio ou resgate, utilizada para aliviar os sintomas quando houver uma piora no quadro.

Em caso de sintomas, procure imediatamente um pneumologista.

Deixe uma resposta