Acerola e Rosa Silvestre: defesa antioxidante e sistema imune

Acerola
Acerola

A acerola é um fruto originário da América Tropical, caracterizada pela sua coloração vermelha intensa e o tamanho pequeno, e que possui um alto teor de vitamina C em sua composição, podendo fornecer mais de quarenta vezes a quantidade do nutriente fornecido pela laranja, limão e morango.

Além disso, a acerola fornece potássio, vitaminas do complexo B e fibras, além de ser rica em pigmentos antioxidantes (flavonoides).

A rosa silvestre, por sua vez, constitui um arbusto amplamente disperso na Europa e seus frutos e sementes são considerados alimentos com propriedade medicinal desde a antiguidade, devido ao alto teor de vitamina C e flavonoides.

Os flavonoides são pigmentos que compõem uma família de bioativos amplamente distribuídos em frutas e vegetais e apresentam benefícios atrelados ao potencial antioxidante e anti-inflamatório, já evidenciados em estudos in vivo e in vitro.

Além da modulação do sistema imune, os efeitos sobre o sistema cardiovascular, metabolismo da glicose e insulina, saúde cerebral e prevenção do desenvolvimento de câncer são alguns dos campos promissores de estudos relacionados ao consumo de flavonoides em geral.

A vitamina C, por sua vez, possui ação antioxidante, auxilia na absorção do ferro e contribui para a formação do colágeno.

A junção desses nutrientes possibilita uma defesa antioxidante que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Deixe uma resposta