10 de Julho: Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia Mundial da Saúde Ocular

Dia Mundial da Saúde Ocular

O Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado em 10 de Julho, tem como objetivo alertar a população quanto à necessidade da realização de consultas e exames oftalmológicos regularmente, a fim de prevenir o surgimento de doenças que podem levar à redução de visão ou à cegueira.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 314 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo 45 milhões cegos. Ainda de acordo com a OMS, mais de 75% dos casos poderiam ser evitados ou curados.

Algumas doenças como a hipermetropia, a miopia, o estrabismo e a retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento, entretanto é preciso prevenir o aparecimento de outras doenças mais graves. Essa prevenção deve ser feita a partir do acompanhamento médico regular feito, geralmente, uma vez ao ano.

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia para ajudar nessa prevenção, por exemplo:

  • Dar descanso aos olhos: é muito comum, ao concentrar o olhar em ponto fixo ou ao usar o computador, esquecer-se de piscar os olhos, causando fadiga ocular. Por isso, é recomendável olhar para longe, a cada 20 minutos, por pelo menos um minuto.
  • Manter os olhos lubrificados: usar regularmente colírios lubrificantes para evitar irritações e permitir mais clareza na qualidade do foco visual.
  • Usar óculos de sol com proteção UVA e UVB: a exposição em excesso aos raios ultravioletas pode atuar como agravante no desenvolvimento de doenças, como catarata e danos na retina (morte das células da retina).
  • Evitar coçar a região dos olhos: apesar da sensação de alívio que o hábito gera, em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar o quadro.

O controle da diabetes e da pressão arterial é outra medida importante para a prevenção de doenças, levando em consideração que esses dois fatores podem contribuir para o surgimento de retinopatias, catarata e glaucoma.

Os nossos olhos são responsáveis por aproximadamente 80% das informações que recebemos. Por isso, é importante estarmos sempre atentos a qualquer sintoma que possa aparecer e fazer o acompanhamento regularmente, mesmo sem a apresentação de nenhum sintoma.

Deixe uma resposta