Linhaça: fonte vegetal de Ômega-3-6-9

Sementes de Linhaça Dourada

Sementes de Linhaça Dourada

A Linhaça é considerada uma das maiores fontes vegetais de gordura poli-insaturada Ômega-3 e Ômega-6, nutrientes essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo e, portanto, precisam ser adquiridos por meio da alimentação, além de ser fonte, também, da gordura monoinsaturada Ômega-9.

Como já vimos, a família Ômega-3 tem como participantes o DHA e o EPA, componentes importantíssimos para a saúde neurológica e cardiovascular, respectivamente.

O Ômega-6, por sua vez, colabora com o funcionamento adequado do sistema imunológico, contribui para a redução do colesterol total e LDL-colesterol que, quando em excesso, é considerado ruim. Além disso, auxilia na saúde reprodutiva..

O Ômega-9, além de auxiliar na diminuição da agregação de plaquetas, também contribui para a redução do colesterol.

Além disso, um estudo realizado em 2007, no Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas, demonstrou que a suplementação com óleo de linhaça reduziu a inflamação da superfície ocular e melhorou os sintomas de olho seco em portadores da Síndrome Sjögren, um distúrbio do sistema imunológico que afeta as glândulas lacrimais e salivares, fazendo com que a boca e os olhos fiquem secos.  Geralmente, a síndrome ocorre junto com a artrite reumatoide e o lúpus.

O estudo de 180 dias foi realizado em 38 portadores da Síndrome de Sjögren secundária à artrite reumatoide ou lúpus, que foram divididos em três grupos. O grupo 1 foi suplementado com 1 cápsula de Óleo de Linhaça, o grupo 2 com 2 cápsulas do mesmo produto e o grupo 3 com 2 cápsulas de placebo. Tanto o grupo 1 quanto o grupo 2 tiveram resultados significativos de melhora em comparação ao grupo 3. No entanto, entre o grupo 1 e o grupo 2, a quantidade de óleo de linhaça ingerido pelos participantes não apresentou diferenças significativas.

Deixe uma resposta