29 de Agosto – Dia Nacional do Combate ao Fumo

29 de Agosto - Dia Nacional do Combate ao Fumo

29 de Agosto – Dia Nacional do Combate ao Fumo

A data foi instituída em 1986 e tem como objetivo alertar a população quanto aos malefícios causados pelo fumo, hábito que leva ao tabagismo, uma doença pertencente ao grupo de transtornos mentais e comportamentais, que é considerada a maior causa de adoecimentos e mortes precoces evitáveis.

Por causar dependência física, psicológica e comportamental, ocasionada pela presença de nicotina na formulação dos produtos à base de tabaco, o tabagismo é também reconhecido como uma doença epidêmica.

Seus dependentes inalam, pelo menos, 4.720 substâncias tóxicas, sendo algumas delas conhecidas como potenciais irritantes, que produzem irritação nos olhos, nariz e garganta, além da paralisia nos cílios dos brônquios.

A nicotina, substância causadora da dependência, produz alterações no Sistema Nervoso Central, estimulando a sensação de prazer que o fumante tem ao fumar. Ao se adaptar a essa inalação contínua, o cérebro cria uma tolerância à droga, fazendo com que o usuário passe a sentir necessidade de fumar cada vez mais e com maior frequência, surgindo assim, a dependência.

O vício pode causar até 50 doenças, sendo muitas delas incapacitantes ou fatais, além de prejudicar e colocar em risco a saúde das pessoas que estiverem ao redor devido à exposição à fumaça altamente tóxica.

Deixe uma resposta