Complexo Antioxidante: beleza de dentro pra fora

Renoxy Beleza de Dentro pra Fora

Algumas das preocupações das mulheres quanto à aparência envolvem a saúde da pele, cabelos e unhas, principalmente a partir da melhor idade.

Para a manutenção dessas três áreas é importantíssimo incluir na dieta alguns nutrientes que contribuem positivamente com esse processo. Veja alguns exemplos:

O betacaroteno é precursor da vitamina A (que contribui com o crescimento e renovação celular) e possui ação antioxidante, que ajuda a neutralizar radicais livres e espécies reativas de oxigênio gerados pela exposição aos raios solares, em especial os ultravioletas (UVA e UVB). Além disso, a possível atuação sobre fibras colágenas contribuem com a elasticidade da pele e evitam a oxidação.

A biotina é um dos nutrientes mais importantes para a preservação da resistência e espessura dos fios. Sua deficiência além de causar queda de cabelos, também está relacionada a outros problemas dermatológicos, como eczema, dermatite e alterações estruturais da unha.

A vitamina E é um antioxidante protetor das células contra os danos causados pelo estresse oxidativo ocasionado por radicais livres. Sua sinergia com o betacaroteno e o selênio potencializa os efeitos de proteção da pele contra a radiação solar.

O selênio é um mineral que além de ter ação antioxidante, também participa da síntese do hormônio tireoidiano e da defesa imunológica.

O cobre, por sua vez, tem um papel fundamental na diferenciação e proliferação celular da papila dérmica, localizada na raiz do cabelo. Além disso, é importante também para a síntese de colágeno e resistência das fibras de queratina.

O manganês é um mineral que atua como cofator na proteção da pele e do DNA contra a radiação solar.

Por fim, o Zinco, além de ser considerado um dos principais constituintes para o adequado aspecto estrutural das unhas, ainda é fundamental nos processos de replicação, proliferação, reparo celular, síntese proteica e desenvolvimento adequado da pele e também contribui com a regulação do crescimento capilar, podendo a sua deficiência causar a queda, o ressecamento e a fragilidade dos fios.

Esses nutrientes trabalham em sinergia e aumentam a disponibilidade de absorção pelo organismo, principalmente quando falamos em minerais quelatos (moléculas de minerais ligadas à aminoácidos que são assimiladas pelo intestino por transportadores de aminoácidos).

Já existem no mercado alguns produtos com esses nutrientes em sua composição. Veja algumas opções aqui em nosso site: Linha de antioxidantes e vitaminas da Naturalis

Deixe uma resposta