04 de Fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Dia mundial Cancer

O Dia Mundial do Câncer foi instituído em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A data visa mobilizar pessoas, profissionais e organizações mundiais para ressaltar a importância da prevenção do câncer, destacando pontos como a inclusão de hábitos saudáveis no cotidiano, atitudes preventivas e autoexame e atenção ao aparecimento de sintomas para um diagnóstico precoce. Além disso, o fornecimento de informações sobre tratamentos possíveis e disponíveis também fazem parte do roteiro da campanha.

O câncer é a segunda causa de morte no Mundo e, segundo o oncologista Ronaldo Côrrea, em entrevista à EBC Agência Brasil, estima-se que nos próximos 20 a 30 anos o número de casos no país aumente graças ao envelhecimento população que, além de ter maior tempo de vida estimado, também está sujeito a fatores de risco que contribuem para o aparecimento de tumores. Esses fatores podem ser, por exemplo, a exposição à poluição, o sedentarismo, o excesso de peso e alimentos fast Food.

Apesar dessa estimativa, o oncologista frisa que é a taxa de modalidade precisa cair, pois o avanço nas questões de saúde devem acompanhar os demais setores sociais do Estado.

Deixe uma resposta