Saiba mais sobre os benefícios do Ômega-3!

benefícios do Ômega-3
Cápsulas de ômega 3

O Ômega-3 é um conjunto de gorduras saudáveis que auxiliam principalmente nos sistemas cardiovascular e cerebral.

Na cadeia do Ômega-3 encontra-se o ácido Alfa-Linolênico (ALA), uma gordura considerada essencial, mas que não é produzida pelo organismo e é precursora do EPA e DHA, considerados os principais componentes do Ômega-3.

No organismo, o Ômega-3 apresenta efeito anti-inflamatório e modulador do sistema de defesa, o que evita formação de coágulos sanguíneos e previne o entupimento de vasos. Além disso, ajuda a reduzir a taxa de triglicérides e o risco de eventos cardiovasculares adversos.

O nutriente também auxilia na redução da inflamação e das dores provocadas por doenças reumáticas e beneficia a função das células nervosas, podendo atuar de forma positiva em desordens neurológicas. Essa ação anti-inflamatória deve-se principalmente ao EPA.

O DHA, por outro lado, é fundamental para os processos de aprendizagem, cognição e visão, devendo seu consumo ser garantido no período fetal e na infância (você pode ver mais detalhes sobre o DHA clicando aqui).

Essas evidências começaram a ser percebidas em 1975, quando pesquisadores dinamarqueses notaram que os esquimós da Groelândia apresentavam baixa prevalência de diversas doenças, como: doenças cardiovasculares, taxas alteradas de colesterol e triglicérides, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças da pele e diabetes mellitus. Essa descoberta foi atribuída ao alto consumo de animais marinhos de águas frias.

Fontes de Ômega-3

A principal fonte de Ômega-3 são os peixes que sobrevivem em águas profundas e frias (Cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum), mas alguns outros alimentos possuem boas quantidades de Ômega-3, como as sementes ou óleos de linhaça, sementes de chia, óleo de canola e nozes.

Inclua Ômega-3 na sua dieta.

Além da mudança no padrão alimentar, também tem se tornado muito comum e recomendado por médicos e nutricionistas, a suplementação de Ômega-3 por meio de cápsulas gelatinosas de Óleo de Peixe ou de Algas, já que apresentam quantidades significativas de EPA e DHA, podendo variar apenas a quantidade desses componentes por cápsula.

Quer saber sobre as diferenças entre Ômega 3? Clique Aqui

2 comentários sobre “Saiba mais sobre os benefícios do Ômega-3!”

  1. Quero começar usar! Adorei as importações pois sou hipertensa!

Comentários estão fechados.