Vitamina D – Nutriente que vem do Sol e seus benefícios

A vitamina D é essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Conheça seus benefícios e inclua esta vitamina no seu dia a dia.

Vitamina D - Nutriente que vem do sol
Vitamina D nutriente que vem do sol.

O que pode acontecer se houver falta de vitamina D no organismo?

A deficiência de vitamina D promove desregulação de diversas funções do organismo, porém seus sintomas só são percebidos em longo prazo: enfraquecimento dos ossos, desregulação da produção de paratormônio (PTH), problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, desregulação da síntese de insulina (predisposição ao diabetes mellitus), dentre outros.

Quais os benefícios da Vitamina D?

A vitamina D é considerada um pró-hormônio e apresenta diversas funções no organismo. É, principalmente, conhecida pelo seu papel de regular a absorção de cálcio e fósforo no organismo, sendo primordial para a manutenção da saúde óssea. Esse nutriente regula o funcionamento de mais de 200 genes, sendo fundamental para proliferação e diferenciação dos tecidos, síntese e secreção de hormônios tireiodeanos e paratireoideanos, secreção de insulina, modulação do sistema imune, atividade cerebral, adequado funcionamento cardiovascular, controle da pressão arterial, etc.

Benefícios da Vitamina D

Qual a quantidade ideal de vitamina D diária ?

A recomendação diária de vitamina D é estabelecida pelo Institute of Medicine, dos Estados Unidos, e varia de acordo com sexo, idade e estado fisiológico (gestação, lactação). Veja os valores de referência na tabela abaixo:

Recomendação Diária de Ingestão* (IOM/DRI 2011)
Idade Vitamina D (µg/UI)**
0-6 meses 10 /400***
7-12 meses 10 /400***
1-3 anos 15 / 600
4-8 anos 15 / 600
9-70 anos 15 / 600
> 70 anos 20 / 800
Gravidez e Lactação 15 / 600

Fonte: Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D (2011). Tabelas no site: www.nap.edu.

*Recomendação considerando baixa exposição solar.

**Recomendação em µg e Unidade Internacional (UI): 1µg = 40UI.

***Ingestão adequada: ainda não foi estabelecido Recomendação Diária de Ingestão (valor mais preciso).

No inverno como suprir as necessidades de vitamina D?

Nosso corpo é capaz de estocar a vitamina D, principalmente, na forma de calcidiol (25(OH)D), no fígado. Por isso, de forma geral, nosso corpo consegue manter seus estoques durante os meses de inverno quando há baixa exposição solar. Porém, indivíduos que já apresentam deficiência ou são mais susceptíveis a ela, podem precisar de uma atenção maior. A deficiência é mais comum em obesos e idosos (redução de 75% da produção). Esses indivíduos podem investir em alimentos fontes de vitamina D, como peixes, leite, ovos e iogurtes, além de alimentos fortificados ou suplementos alimentares.

Os alimentos dão conta de suprir as necessidades de vitamina D, ou melhor tomar suplementos?

De forma geral, os alimentos fornecem pouca quantidade de vitamina D, sendo a quantidade fornecida pela exposição solar, bem superior ao obtido pelos alimentos. Sendo assim, dependendo do nível de exposição solar, da idade e da ingestão alimentar, a suplementação é necessária para evitar a deficiência, não sendo possível corrigi-la apenas com a alimentação.

A vitamina D ajuda a diminuir a acne?

A vitamina D age na pele, controlando sua proliferação e diferenciação, participando também da regulação da produção de sebo e na atividade antimicrobiana das células produtoras de sebo, o que pode auxiliar no tratamento da acne. Porém, ainda não existem resultados conclusivos.

A Vitamina D ajuda no crescimento?

Em relação ao crescimento, a vitamina D é essencial para o crescimento e formação de ossos fortes, devido ao seu papel na absorção de minerais. Sua deficiência na gestação, infância e adolescência pode comprometer o crescimento e promover deformações ósseas, como raquitismo e osteomalácia.

A Vitamina D melhora a fertilidade?

Em relação à fertilidade, a vitamina D também modula a função dos órgãos sexuais. Essa vitamina é importante para a espermatogênese e motilidade dos espermatozoides, produção de testosterona, além de ser crucial para a integridade dos tecidos sexuais e reprodutividade feminina.

Conheça a Vitamina D da Naturalis em nosso site. Acesse:

Deixe uma resposta